quarta-feira, 1 de junho de 2016

WWII (Parte 8) - Varsóvia cai para os alemães

Varsóvia nas mãos dos nazistas

Enquanto se travam os últimos e sangrentos combates da batalha do Bzura, o XIX corpo blindado do general Guderian avança da Prússia oriental para o sul e, depois de flanquear o rio na Narew e aniquilar as forças polonesas que encontra no seu caminho, flanqueia Varsóvia pela retaguarda. Sem deter a sua marcha, os tanques alemães ocupam a cidade de Brest-Litovsk e, em 16 de setembro, estabelece contato com as unidades de von Rundstedt, ás margens do rio Bug. Assim, tal como foi planejado, as forças vindas do Norte e do Sul fecham finalmente a gigantesca armadilha sobre a totalidade do exército polonês. No dia seguinte, os russos, dando cumprimento as cláusulas secretas do tratado nazi-soviético, transpõe as fronteiras orientais da Polônia e, avançando a toda velocidade para o Oeste, alcançam Brest-Litovsk.

Alemães e Soviéticos em Brest-Litovsk

No mesmo dia em que os russos entram na Polônia, o general Smigly-Rydz refugia-se na Romênia. Varsóvia, entretanto, continua resistindo. Lá se concentra o que resta do exército polonês, que, sob o comando do general Rommel, prepara-se para enfrentar a investida final da Wehrmacht.
Hitler ordena e, em 25 de setembro, começa o bombardeio aéreo maciço da capital.  Durante todo o dia, os stukas metralham e bombardeiam implacavelmente a indefesa cidade.  Ao cair da noite e a luz dos incêndios que se propagam a todos os bairros, os alemães encetam o ataque decisivo.  Como batendo furiosamente, os soldados e civis poloneses recuam lentamente para o centro.  As munições e víveres se esgotam.  Não há medicamentos para atender os milhares de feridos e falta água. 

Varsóvia no dia 25 de setembro após o bombardeio da Luftwaffe
Juliusz Rommel parente distante do Marechal alemão Erwin Rommel

Em 27 de setembro, o general Rommel se rende. Ao meio dia, cessam o fogo e os soldados queimam as bandeiras dos seus regimentos, para que não caiam nas mãos dos alemães.  Dois dias mais tarde, as tropas do VIII exército de von Blaskowitz fazem a sua entrada em Varsóvia.

Referências bibliográficas:

Texto integral da obra: A segunda guerra mundial, Editora Codex S.A. Copyright 1965/66.

Nenhum comentário:

Postar um comentário